A evolução do sistema de qualidade nas empresas produz uma gama maior de informações que se transformam em conhecimento, que para serem aplicados adequadamente precisam ser tratados com maior importancia pela empresa, sendo que no atual mundo dos negocios é o conhecimento que dita as regras.
"O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização. "
Diante das milhares de informações divulgadas e acessiveis atraves de diversos meios, a necessidade de um gerenciamento integrado torna-se um diferencial para as organizações, pois é atraves de informações que se torna possivel uma tomada de decisão com precisão, eficácia e rapidez. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe.
Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_do_conhecimento
http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário