domingo, 24 de junho de 2007

ERP Enterprise Resource Planning

Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Alguns ERPs conhecidos são:CorporeRM da RM Sistemas; o R/3 daSAP; o Protheus da Microsiga; o EMS da Datasul; o Aptus ERP da Aptus Tecnologia; o Prilp 6.20 da Primaverabss; o Multix da Multicomp Informática; o Mult-Gestor da Multilogica Sistemas; o PeopleSoft da Oracle; o ERP Varejo da B2ML Sistemas; o Hime da Hime sistemas; o Factory da Núcleo Sistemas; o Sapiens da Senior Sistemas; entre outros. Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logistica do produto. Tudo realizado com dados organicos, integrados e não redundantes.
Os beneficio que os ERPs trazem a empresa são bastante expressivos, já que agilizam as informações tornando mais pratica e rapida a tomada de decições pois transmitem a todos os setores de uma organizaçao qualquer mudança que possa ser relevante para a tomada de decisões.

sábado, 23 de junho de 2007

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A evolução do sistema de qualidade nas empresas produz uma gama maior de informações que se transformam em conhecimento, que para serem aplicados adequadamente precisam ser tratados com maior importancia pela empresa, sendo que no atual mundo dos negocios é o conhecimento que dita as regras.
"O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização. "
Diante das milhares de informações divulgadas e acessiveis atraves de diversos meios, a necessidade de um gerenciamento integrado torna-se um diferencial para as organizações, pois é atraves de informações que se torna possivel uma tomada de decisão com precisão, eficácia e rapidez. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe.
Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_do_conhecimento
http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view